A Jornada de ‘The Bronze Horseman’ em Direção ao Cinema

The Bronze Horseman conseguiu milagres, arrebatou milhares de fãs em todos os países nos quais foi publicado, transformou a sua autora em uma espécie de diva dos dramas de época da literatura, se tornou ‘figurinha carimbada’ nas agências literárias mundiais e entrou na lista dos mais vendidos dos mais diferentes países, e cá entre nós, conseguir todas estas façanhas com um livro de mais de seiscentas páginas não é algo fácil. Agora imaginem adaptar um livro deste tamanho para os cinemas? Foi com essa idéia em mente que os fãs da trilogia se empolgaram quando foi anunciado a adaptação da belíssima obra de Paullina Simons para os cinemas. Mas, como a vida de fã é algo complicado e de um drama para deixar qualquer novela mexicana em depressão, nossa alegria durou pouco e nem tudo se tornou o nosso cantinho da alegria, a nossa Lazarevo. O status atual de The Bronze Horseman nos cinemas é algo indefinido.

Talvez, antes de entrarmos em desespero devemos nos lembrar de algumas coisas que com certeza terão o poder de aumentar a nossa alegria, como por exemplo, o roteiro do filme foi escrito pela própria Paullina, o que irá garantir uma qualidade excepcional para aquilo que (quem sabe em breve) veremos na tela grande. Porém, até lá, temos um longo e árduo caminho.

Foi Paullina quem deu a péssima notícias aos fãs da trilogia em seu site oficial, explicando a situação e seus ideiais para o futuro. Antes de tudo, é interessante explicar o processo de aquisição de direitos. Quando uma produtora adquire os direitos de uma obra ela tem um prazo obrigatório para iniciar o processo da adaptação. No caso de The Bronze Horseman houve um pequeno atrito: a produtora, a Andy Tennant ficou em dúvida quanto a qual roteiro deveria ser usado – o escrito pela própria autora ou por um outro roteirista, o qual segundo Paullina havia se distanciado da história. Nos casos em que trata-se de uma adaptação e o autor da obra esta vivo e disposto a auxiliar, ele sempre tem uma certa ‘voz’ na pré/pós produção (obviamente, salvo as famosas exceções). Com isso, criou-se uma situação problemática: a escolha do roteiro acabou sendo a gota d’água que faltava e os direitos da adaptação (depois de longos 18 meses) foram revertidos à autora.

Nesse momento, Paullina esta a procura de uma produtora que ‘ame, aceite e respeite’ os personagens como eles são, dentro de suas personalidades, diferenças e que acima de tudo e mesmo na tela grande, eles continuem sendo a Tatia e o Shura que tanto nos proporcionaram alegrias e lágrimas durante os três livros. Paullina se mantem otimista e alega que já existem algumas possibilidades em um futuro próximo, porém ela irá apenas revelá-los a nós quando as negociações estiverem concretas. Até lá, nos basta esperar.

Obviamente que esperar não é a nossa maior dádiva, por isso mesmo os fãs ao redor do mundo criaram o seu ‘Elenco dos sonhos’, aqueles os quais gostariam de ver na tela grande, dando vida a estes personagens tão marcantes, e é isso que nós iremos trazer a vocês. Quem são os atores/atrizes que já passaram pela cabeça dos fãs? Por que? Quais são as suas similaridades com os personagens? Quais são as escolhas da própria Paullina? Durante a leitura, quais eram os atores os quais você imaginava dando vida (e voz) aos personagens tão marcantes dessa saga? Cada um de nós tem o seu ator/atriz em especial, que durante toda a leitura povoou os seus pensamentos, e este será o momento (e local) propício para esse trocarmos essas opiniões. Sendo assim, qual é o seu elenco dos sonhos? A partir dos próximos posts, todos poderão ter um gostinho do é entrar no mundo dos fãs de The Bronze Horseman e da incrível jornada em busca do elenco perfeito!

~ Vivika 

3 pensamentos sobre “A Jornada de ‘The Bronze Horseman’ em Direção ao Cinema

  1. Olha, vou dizer… esperar por essa adaptação para o cinema vai ser uma tortura. Mas olhando pelo lado positivo, de repente dá tempo os três livros da Trilogia serem publicados aqui no Brasil, aumentando assim a base de fãs!

    Sou a favor do roteiro ser escrito pela própria Paullina, não quero que a história perca sua essência apenas para ser ‘vendável’, até por que, tenho certeza que, com os diretores e produtores certos, é impossível essa adaptação não ser um sucesso absoluto.
    Prefiro esperar para ver uma coisa bem feita do que arriscar ter um filme que não faz juz aos maravilhosos livros da Pallina. Não quero ter meus lindos sonhos de Lazarevo destruídos por um filme meia-boca.

    Sem dúvida durante a leitura eu imaginei mil vezes meu Shura e minha Tatia… porém, como eles eram fruto da minha imaginação, pude criá-lo ao meu gosto… Por exemplo, meu Shura (abana!) era uma combinação de corpo do Henry Cavill com Rosto do Robert Pattinson… em alguns momentos, lembrei muito do Omar Shariff jovem, talvez por causa do filme Doutor Jivago, que se passa na Rússia, e pela descrição do Alexander da Paullina encaixar bem com as características do Omar jovem.
    Já minha Tatiana foi meio complicado imaginar… até hoje não tenho uma noção perfeita da fisionomia dela. Também acho que seria uma combinação de várias características de atrizes jovens, com fisionomia européias, ares de ingenuidade e olhos misteriosos. Minha lista de possíveis Tatianas é enorme, mas deixa esta de lado, pois será discutida nos próximos posts!
    Beijos

  2. Ótimo post, Vivi! Nossa, concordo 100% coma Alê, prefiro que o roteiro seja escrito pela própria autora, só ela sabe verdadeiramente os pontos principais da história que ão podem ser descartadas e outros pontos irrelevantes que podem ficar de fora, a pior coisa quando amamos um livro é que quando ele vira filme a essência da história muda completamente, não quero que isso aconteça com TBH, até preferia que não fizessem filme nenhum se mudassem tudo.
    Eu sei que nenhum homem vai chegar aos pés do meu Shura, exatamente do jeito que imaginei, porque imaginação é muito relativo, nós criamos uma persona idealizada, mas vou torcer que se realmente virar filme escolham um ator que faça jus a ele, digo o mesmo para a atriz que interpretar a Tatia.

  3. Pingback: Trailers de ‘The Bronze Horseman’ Feitos por Fãs |

Deixe um comentário