Feliz Natal! ~ С Рождеством Христовым!

С Рождеством Христовым! (Feliz Natal) – Confira pronúncia em Russo AQUI.

Parece estranho para nós ocidentais, mas assim como tantos outros costumes na Rússia, o Natal é comemorado em uma data diferente da maioria dos países ocidentais, onde a religião predominante é o catolicismo e que usa o Calendário Gregoriano.

Na Rússia a principal religião praticada é o cristianismo Ortodoxo, que segue o antigo Calendário Juliano, e por este motivo, alguns dos eventos mais importantes do Cristianismo são celebrados em datas diferentes na Rússia.

“Para os ortodoxos, o Natal não é uma festa com a importância que ganhou no mundo católico, tendo maior relevância a Páscoa.”

Os ortodoxos costumam fazer um jejum de 40 dias até o Natal e fazer as janeiras, que consiste em pequenas procissões onde as crianças e jovens saem nas ruas parando de porta em porta cantando, propondo adivinhações e pedindo guloseimas. Essa tradição chama-se em russo Colhadki. Na manhã de 7 de janeiro, as moças costumam fazer adivinhações (uma espécie de ‘simpatia’) .

“Considera-se que nesta altura a natureza da às pessoas sinais para as ajudar a orientar-se bem na vida.   Na manhã de 7 de Janeiro pode-se perguntar a uma pessoa querida: “Tu amas-me?” E esta não pode mentir, pois na antiguidade considerava-se que a terra levaria consigo o mentiroso.”

Para celebrar o Natal russo, deixo vocês com um pequeno excerto de The Summer Garden, o terceiro e último livro da série The Bronze Horseman.

*Aviso: SPOILERS*

“Ela aninhou paz por toda a casa; tudo estava polvilhado e impecável. Eles tinham livros e revistas e jornais, sapatos e tacos de baseball e mantas de sofá e azevinhos de Natal, mas tudo tinha seu lugar, tudo parecia conforto. As luminárias de mesa estavam escuras, o fogão ligado, os flocos de neve brancos grudados nas janelas. Ele dirá a ela para baixar as cortinas no futuro, mas esta noite ele está feliz em vê-la, sem que ela o veja. Ele sente como se estivesse escondido em pé por trás da árvore lilás no verão de sua Lazarevo.”

The Summer Garden

~ Alê

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s