Receita: Crème Brûlée

Olá amigos!

Vocês devem ter estranhado o nome do post; como assim um post com receita de doces?

Quem já leu o livro O Cavaleiro de Bronze com certeza se recordará do momento épico em que Tatiana avista Alexander pela primeira, sentada na parada esperando seu ônibus e tomando sorvete. Bem, o sabor do sorvete favorito da Tatia é exatamente esse: crème brûlée. (Relembre a cena AQUI) O nome é esquisito, mas essa sobremesa é bem tradicional e simples de preparar, por isso decidi compartilhar com vocês, para sentirem um pouco o sabor do amor à primeira vista.😉

Esta receita foi retirada do site Panelinha (que por sinal tem diversas outras receitas MARA, práticas, rápidas e deliciosas).  Testei pessoalmente a receita, o creme ficou muito saboroso, porém não consegui acertar o ponto da casquinha de açúcar caramelizado, pois ela deve ficar durinha e crocante.😦 No meu caso, como não tenho maçarico, tive que improvisar com a colher quente. (Acho que minha falta de talento não ajudou muito hihihi).

Bem, aqui está a receita. Quem fizer, por favor compartilhe conosco seus resultados e suas  impressões!

CRÈME BRÛLÉE

m_IMG_1141

Ingredientes
 5 gemas

1/3 xícara (chá) de açúcar
350 ml de creme de leite fresco
100 ml de leite
1 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
açúcar para caramelizar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 160°C (temperatura média-baixa).

2. Separe as claras das gemas. (As claras não serão utilizadas nesta receita, mas você pode guardá-las para preparar um pudim de claras.)

3. Coloque as gemas na tigela pequena da batedeira. Junte o açúcar e bata em velocidade alta até obter um creme bem claro.

4. Pare de bater e adicione o creme de leite, o leite e a essência de baunilha. Misture bem com uma colher. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Enquanto isso, leve uma panela com água ao fogo alto. Ela será usada para o banho-maria.

5. Com uma colher, retire toda a espuma que se formou na superfície da mistura de gemas. Distribua o creme entre seis tigelinhas refratárias (que possam ir ao forno) – podem ser ramequins, aquelas forminhas de suflê.

6. Arrume as tigelinhas numa assadeira retangular. Leve a assadeira ao forno e, antes de fechar a porta, coloque água fervendo na assadeira, com cuidado, para assar em banho-maria. Deixe assar por 40 minutos.

7. Retire a assadeira do forno e as tigelinhas do banho-maria. Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 6 horas.

8. No momento de servir, polvilhe açúcar sobre toda a superfície do creme.

9. Coloque uma colher de sopa na chama do fogão para aquecer bem. Use uma luva, ou pano de prato dobrado, para não se queimar!

10. Encoste as costas da colher quente na superfície do creme, fazendo movimentos circulares, para caramelizar o açúcar. Caso precise, repita esta operação até caramelizar toda a superfície, mas não deixe queimar demais o açúcar.

Beijos,

~ Alê

Um pensamento sobre “Receita: Crème Brûlée

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s