#TBHBRnaRússia | # 5 Jardim de Verão (Summer Garden)

Para aqueles que já tiveram a oportunidade de ler a trilogia completa do Cavaleiro de Bronze já tem uma noção do quão importante é esse local (haja visto que é ele que dá nome ao último livro), mas seja em qualquer um dos três livros, o Jardim de Verão é sempre um sonho pra qualquer fã!

Em sua longa vida, o Jardim de Verão já assistiu muitas cenas: a desastrosa inundação de 1777 que acabou com uma boa parcela do Jardim, uma tentativa de assassinato de um Czar… o próprio jardim tem tanta história quanto a cidade!❤ A localização do Jardim também é uma felicidade a parte: ao lado do Campo de Marte (o Field of Mars que falamos na semana passada), de frente ao Rio Neva! Fala se não é pra se apaixonar? Falando em paixão, para os nossos queridos Tatia e Shura então, o Jardim de Verão é mais que especial.

“Eles cruzaram o Campo de Marte, em direção ao Jardim de Verão. Ao fim da rua, o rio Neva brilhava na luz da noite, por mais que já fosse quase nove horas. O Jardim de Verão era o lugar errado para eles. Alexander e Tatiana não conseguiram achar um banco vazio dentre os longos corredores, as estatuas gregas, e os amantes entrelaçados…”

pic1Algumas imagens do Jardim de Verão! Simplesmente lindo! 

Dentro do espaço onde hoje abriga o Jardim de Verão, também fica a residência de verão do Czar Pedro, o Grande (praticamente o patrono de toda a cidade), além de espaços com belas fontes (relembrando as Fábulas de Esopo) e locais utilizados pelo Czar e sua esposa em visitas ao local. Muitos destes espaços foram destruídos na inundação de 1777 e mesmo com a restauração, nem tudo voltou ao seu devido local.  Todo o Jardim é ladeado por belíssimas estátuas de deuses gregos, mas muitas destas estátuas foram destruídas e réplicas foram comissionadas para tomarem seus lugares.

“Eles finalmente acharam um local para se sentarem, perto da estátua de Saturno. Aquele não era o local ideal, Tatiana pensou, já que Saturno estava com a boca aberta e engolia uma criança (…). Alexander colocou a vodka de lado, e olhou para Saturno. ‘Uma outra estátua teria sido melhor, não acha?’ ele perguntou. ‘Minha comida está entalada na minha garganta enquanto vejo Saturno devorando um dos seus próprios filhos.’ “

20140625_120106E aqui está ele: o banco onde Alexander comemorou o aniversário da Tatiana, de frente a estátua de Saturno (e sim, eu sentei ali também)!!❤ <3 

Siiiiiim, o aniversário de Tatiana!❤ Talvez uma das passagens mais meigas e emocionantes de todo o livro! Foi uma verdadeira emoção entrar no Jardim de Verão, hoje todo restaurado e sob posse do Russian Museum, a maior entidade histórica do país. Não é cobrado entrada no local, eles apenas pedem uma singela doação para manutenção do Jardim. Logo na entrada você é recebido por uma placa comemorativa da elevação do parque à status de museu e uma explicação interessante para nós, leitores de O Cavaleiro de Bronze: vocês sabiam que mesmo durante o cerco a Leningrado nenhuma árvore foi cortada do Jardim de Verão? Pode-se dizer que é um dos poucos lugares em toda São Petersburgo que se mantém 100% fiel a época.

Bom, ficamos por aqui e quinta feira, 07/08, falaremos sobre a Catedral de St. Isaac’s! Quem lembrar tuuuuuuuuuuuuudo que aconteceu por lá ganha um biscoito! o/

PS: E só pra não dizerem que eu sou malvada, aqui vai meu sorvete de Crème Brûlée direto do Jardim de Verão! (e sim, eu fiquei sentada numa p#rra de um banquinho esperando um soldado de uniforme que não chegou😥 !)

20140625_114430Meu sorvete de Crème Brûlée, até fiquei sentadinha no banquinho…só faltou meu Shura… #chateada

Até lá!

~Viviane Cordeiro (Vivika)

4 pensamentos sobre “#TBHBRnaRússia | # 5 Jardim de Verão (Summer Garden)

  1. Então Vivika acho que num ponto de busão seria o ideal pra esperar o soldado hahahahaha, sua linda, ótimo post e como sempre cheio de pontos históricos, super interessantes, aguardando o próximo.❤

  2. Aaaahhh shorey Vivika!!! Esse jardim é tão simbólico para Tatia & Shura… e esses banquinhos escondidos hein? Bom pra dar uns amassos, mas a bocó da Tatiana ficava cheia de frescuras…
    Nem consigo imaginar a sensação mágica que deve ser estar nesse lugar lindo, pacífico e que tem tantas lembranças de TBH!
    Um dia será minha vez, Inshallah!❤

  3. Pingback: #TBHBRnaRússia | # 7 Noites Brancas | The Bronze Horseman Brasil

  4. Pingback: #TBHBRnaRússia | # 8 Cavaleiro de Bronze | The Bronze Horseman Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s