#TBHBRnaRússia | # 6 Catedral de St. Isaac’s

” ‘Estou indo em direção a St. Isaac’s. Eu cuido dos ataques aéreos acima da cúpula (…)’ “

A Catedral de St. Isaac’s foi dedicada ao São Isaac de Dalmatia, o chamado ‘santo-patrono’ do Czar Pedro, o Grande (olha ele de nooovooo!) e teve sua construção completada em 1858. A belíssima cúpula dourada pode ser vista de qualquer ponto do centro histórico da cidade, sendo uma das maiores construções da Igreja Ortodoxa de São Petersburgo.

pic1Algumas visões da cúpula da Catedral (duas da Praça do Palácio e outra de um certo monumento que nós conhecemos!)

” ‘Eu preciso conversar com você e sozinha. Venha me ver hoje a noite na St. Isaac’s.’ O turbulento coração de Tatiana martelou em seu peito. St. Isaac’s! ‘Alexander, eu mal posso andar os três quarteirões até o hospital. Como eu vou fazer para chegar na St. Isaac’s?’ Mas Tatiana sabia: mesmo que ela tivesse que rastejar, puxando a perna, ela iria chegar até a Catedral.”

Acho que todo mundo lembra das cenas da Catedral! Por muitos momentos do livro, foram as lembranças desta cena que faziam com que Tatiana se mantivesse em pé nos piores momentos – mesmo que durante o período Comunista muitos serviços religiosos fossem proibidos, o encontro furtivo de Tatiana e Alexander na Catedral serviu como uma reavivação de fé em meio ao caos, se podemos assim dizer.  Como boa fã, eu fiquei uns belos minutos olhando para o topo da catedral, relembrando as cenas e rindo sozinha igual uma besta!❤

20140627_193218A belíssima Catedral de St. Isaac’s!

Com a elevação do regime comunista, os serviços religiosos sofreram uma grande repressão e em 1931 a Catedral se transformou no Museu da História da Religião e Ateísmo, e alguns anos depois as peças relacionadas a Religião e Ateísmo foram transferidas para outra Catedral, a belíssima Catedral de Kazan, e o museu de St. Isaac’s foi focado em artigos da própria igreja.

E aqui vai uma curiosidade: durante a Segunda Guerra Mundial, a cúpula da igreja foi pintada de cinza para confundir a artilharia inimiga e assim evitar ataques aéreos no local. Com a queda do comunismo, uma parte da Catedral foi reaberta e os serviços religiosos foram retomados aos poucos em algumas capelas específicas da Catedral. Hoje, apenas serviços de grande público são realizados ali e a Catedral foi aberta a visitação.

20140625_210506Mais uma imagem da Catedral – na história de O Cavaleiro de Bronze, Tatiana se encontrou com Alexander no topo da cúpula e lá ele contou uma série de detalhes de sua história, e fez com que nós (as pobres fãs) suspirássemos (e chorássemos) ainda mais!❤

Lembram-se quando falamos sobre  o Hotel Astoria e os bombardeios na Nevsky Prospekt? O Astoria fica na frente da Catedral e reza a lenda (ou a história, who knows!) que Hitler teria reservado o Astoria para comemorar o caput da cidade.

” ‘Você sabe onde fica o Astoria, Tania. É próximo a St. Isaac’s.’ E o rosto de Tatiana enrubesceu.” 

20140627_192655O hotel Astoria fica na praça em frente a Catedral – nesta foto pode-se ver o Hotel como o edifício de topo ‘pontudo’ no centro da foto.  Dá pra imaginar Hitler comemorando a entrada na Rússia ali?

Ficamos por aqui hoje, e na segunda, 11 de Agosto, falaremos de um dos mais belos fenômenos mundiais: as noites brancas de São Petersburgo! Até lá!❤

~Viviane Cordeiro (Vivika)

2 pensamentos sobre “#TBHBRnaRússia | # 6 Catedral de St. Isaac’s

  1. Pingback: #TBHBRnaRússia | # 7 Noites Brancas | The Bronze Horseman Brasil

  2. Pingback: #TBHBRnaRússia | # 8 Cavaleiro de Bronze | The Bronze Horseman Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s