Vídeo: Ochi Chernye – Olhos Negros

Em algum momento durante a leitura de The Summer Garden (terceiro livro da série), você se deparou – ou irá se deparar – com uma menção a essa música popular russa chamada Ochi Chernye, que significa Olhos Negros.

Não vou explicar em que contexto a música foi colocada para não dar spoilers para aqueles que ainda não chegaram até esta parte do livro. Então – assim como tudo que é mencionado ao longo da história – fiquei com uma pontinha de curiosidade sobre a música popular russa, que até então eu só conhecia superficialmente por causa da balalaica, instrumento musical típico russo, que é destacado em um clássico da literatura russa Doutor Jivago, retratado no filme homônimo.

Sem perder um minuto, corri até o google e youtube e pesquisei o quanto pude sobre esta belíssima canção, que já foi interpretada por muitos artistas famosos na Rússia e tocada pelo Coral do Exército Vermelho. Me deparei com versões muito tocantes assim com algumas não muito interessantes, porém o que mais gostei foi da letra da música, que estou postando aqui traduzida para que vocês mergulhem um pouco mais no mundo mágico criado por Paullina Simons.

Espero que gostem!

Deixem suas opiniões nos comentários.

Eis aqui o verbete de Ochi Chernye no Wikipedia, para quem quiser saber mais sobre a música!

Transliteração em Russo

Ochi chornyye, ochi strastnyye

Ochi zhguchiye i prekrasnyye

Kak lyublyu ya vas, kak boyus’ ya vas

Znat’ uvidel vas ya v nedobryi chas

Okh nedarom vy glubiny temnei

Vizhu traur v vas po dushe moyei

Vizhu plamya v vas ya pobednoye

Sozhzheno na nyom serdtse bednoye

No ne grusten ya, ne pechalen ya

Uteshitel’na mne sud’ba moya

Vsyo chto luchshevo v zhizni Bog dal nam

V zhertvu otdal ya ognevym glazam!

Tradução para o Português

Olhos escuros, olhos apaixonados

Olhos ardentes e esplêndidos

Como eu te amo, como eu te temo

Em verdade, eu lhe avistei em um momento infeliz

Oh, não é à toa que você é mais escuro do que o abismo!

Eu vejo luto por minha alma em vós,

Eu vejo uma chama triunfante em você:

Um pobre coração imolado na mesma.

Mas não estou triste, não estou triste,

Meu destino é reconfortante para mim:

Tudo o que há de melhor na vida, Deus nos deu.

Em sacrifício voltei para os olhos ardentes!

Interpretado pela cantora  Sophie Milman

Interpretado pela cantora Yana Gray

Realizado por Shtokolov e Orquestra Sinfônica de Música Popular Russa Andreyev

Interpretada pelo Coral do Exército Vermelho Russo

4 pensamentos sobre “Vídeo: Ochi Chernye – Olhos Negros

Deixe um comentário